Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e AvançadaCont. Avançada
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Cont. Avançada

Questão 123 da Aula 11

 

como obteve o valor do CMV de R$2640,00?

 

Grato.

Gleiton, trata-se do CMV da operação (R$ 2.100) mais o Lucro Não Realizado (R$ 360).

O Lucro Não Realizado é dado por:

LNC = Lucro na operação "Intragrupo" x Percentual de itens ainda em poder do grupo
LNC = R$ 900 x 40% = R$ 360

Esse Lucro Não Realizado impacta o estoque consolidado e também o CMV.

Abraço!

Igor Cintra

Professor, não entendi por que o valor do Lucro Não Realizado (R$360) tem que ser somado ao valor do CMV da Operação.

Achei que tirava só o CMV ( R$ 2.100), porque seria como se a transação intragrupo não tivesse existido.

Pode me explicar de outra forma forma, por favor,  para ver se consigo entender ?

Denis, você pode chegar neste valor simplesmente pelo método das partidas dobradas. Veja:

D – Receita de Vendas R$ 3.000 (DRE)
C – Estoques R$ 360 (Balanço)
C – CMV ??? (DRE)

O valor a crédito que completa o lançamento é de R$ 2.640.

Vou tentar explicar a lógica deste valor para você aceitar a solução acima, ok?

Houve uma venda intragrupo de R$ 3.000 com CMV de R$ 2.100, não é? Tente desenhar isso no papel, por gentileza.

Segundo o enunciado 60% das mercadorias transacionadas intragrupo já foram repassadas a terceiros (o CMV de tal operação, portanto, é de R$ 1.800, que corresponde a 60% x R$ 3.000).

Veja, portanto, que apenas consideradas tais operações teríamos um CMV total, antes de qualquer ajuste, de R$ 3.900 (R$ 2.100 da operação intragrupo mais R$ 1.800 da operação com terceiros).

Pergunto a você: aquelas mercadorias transacionadas intragrupo foram adquiridas por quanto? Ora, por R$ 2.100 (que foi o CMV da operação intragrupo). Consequentemente, considerando que apenas 60% das mercadorias foram repassadas a terceiros é como se o grupo tivesse comercializado apenas esse quantitativo de mercadorias com o "mundo exterior", concorda.

O CMV do grupo, portanto, deve ser de R$ 1.260 (60% de R$ 2.100, que foi o custo das mercadorias para o grupo).

Então eu sei que tenho dois CMVs (nas DREs individuais) de R$ 3.900 mas tenho que apresentar um CMV de R$ 1.260. Qual é o valor do ajuste, portanto? Será de R$ 2.640 (R$ 3.900 - R$ 1.260).

Mais fácil pelo método das partidas dobradas, heim?Rs!

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress