Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Contabilidade Avançada/2017/Aula02

Bom dia Professor,

Tenho uma dúvida em relação às questões 40 e 71 da Aula 02 do curso de Contabilidade Avançada de 2017. Ambas as questões são da FGV.

-Por que na questão 40 os juros foram incorporados ao custo do imobilizado, mas a questão 71, letra (a), afirma que os juros não devem ser incorporados ao custo do imobilizado?

Obrigado,

 

Guilherme

Rapaz, sua dúvida procede!

Sabe-se que os juros serão ativados apenas quando se tratar de um ativo qualificável, conforme disposições do CPC 20. A definição de ativo qualificável não é muito objetiva, veja:

Ativo qualificável é um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos.

O item 7 do CPC 20 cita alguns exemplo de ativos qualificáveis, mas novamente não é muito conclusivo.

7. Dependendo das circunstâncias, um ou mais dos seguintes ativos podem ser considerados ativos qualificáveis:

(a) estoques;

(b) plantas industriais para manufatura;

(c) usinas de geração de energia;

(d) ativos intangíveis;

(e) propriedades para investimentos;

(f) plantas portadoras. 

Enfim, para efeitos de prova temos que perceber onde é que o examinador está tentando te testar... (eu sei que é complicado).

A questão 71, por exemplo, diz o seguinte: "segundo as práticas contábeis adotadas no Brasil, a Mineradora Delta S.A. deve:"

Esse deve torna a alternativa A incorreta, concorda? Afinal, os juros apenas são ativados no caso de ativo qualificáveis...Além disso, não há nenhuma dúvida em relação à correção da alternativa D. Não podemos brigar com o examinador!

A questão 40 fala em construção de um novo armazém. Fica, para o examinador, claro que estamos falando de um ativo qualificável.

Mas novamente friso que não é algo absolutamente objetivo.

Abraço

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress