Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Contabilidade Avançada/2017/Aula11/CPC03

Bom dia Professor,

Terminei os exercícios de DFC, mas tenho 2 dúvidas finais. Muito obrigado por tirar as dúvidas. Pela primeira vez, estou, realmente, me sentindo confiante nas questões de DFC.

 

(Duvida I) Assunto: Dúvida sobre como as bancas FGV, ESAF e FCC tratam a inclusão, ou não, do efeito da PECLD no cálculo do lucro ajustado do método indireto.

Professor, considerando as questões 62(FGV) e 70(ESAF), é correto afirmar o seguinte?

-Para FGV: somar o efeito das PEDLD para obter o lucro ajustado?

-Para ESAF: _não_ somar o efeito das PEDLD para obter o lucro ajustado?

 

Na questão 66 da FCC você não somou a despesa com PECLD para obter o lucro ajustado. Alternativamente, você poderia ter somado 3 para obter o lucro ajustado. E depois ter subtraído 5. Esse detalhe é importante porque algumas questões pedem o lucro ajustado ( eu sei que não preciso te lembrar disso; só estou lembrando para completar o raciocínio)

Para a FCC não devo somar  a variação da PECLD para obter o lucro ajustado?

 

(Dúvida II) Duvida na Questão 60:

Considerando o parágrafo abaixo retirado do seu pdf (página 86), se houvesse uma diminuição da Conta no BP de "Fornecedores (Imobilizado)", isso iria consumir fluxo de caixa de Financiamento, correto ?

(página 86) "Importante observar que para a FGV a compra a prazo de um item do imobilizado representará, no ato do pagamento, um fluxo de caixa consumido pelas Atividades de Financiamento."

Obrigado,

Guilherme

Dúvida I

Olha, não há dúvidas de que a despesa com EPCLD deve ajustar o lucro.Afinal, é uma despesa que não gera desembolso.

A ESAF acabou "esquecendo" deste detalhe na questão n° 70. Aliás, se você ajustar o lucro com a despesa com EPCLD não chegará a nenhuma alternativa. Ou seja, muitas vezes teremos que "achar" a alternativa correta.

Eu fico um tanto quanto desconfortável para cravar: em provas da ESAF não considere que a Despesa com EPCLD não faz parte do lucro ajustado, pois esta banca muda de entendimento a cada prova em relação aos mais variados temas...

Enfim, a ideia é fazer corretamente. Se não achar a resposta temos que caçá-la!

Aliás, sempre recomendo ajustar a EPCLD, por efeitos práticos, nos ajustes de contas operacionais, ok?

 

Dúvida II

É exatamente isso! É como se fosse um pagamento de um financiamento qualquer...

 

Abraço!

Prof. Igor Cintra

 

Entendido! Obrigado.

plugins premium WordPress