Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Contabilidade Avançada - Aula 09 - Questão 48 - pág. 51

Boa tarde, mestre.

O sr. poderia confirmar o gabarito da questão 49, aula 09, curso contabilidade avançada pf?

O sr. deu como gabarito letra "D", mas acredito que seja letra "C".

No comentário, o sr informa "calcular o resultado (...) pela utilização da taxa da data da transação" (enunciado informa que é R$3,20). Aí na fórmula o sr. põe "taxa média" (enunciado informa que é R$3,10). E no cálculo o sr. usa a taxa histórica.

Fico no aguardo.

Valeu

 

Gustavo Cutrim

Gustavo, a conversão de receitas e despesas é realizada mediante a utilização da taxa de câmbio vigente na data das transações. No entanto, admite-se a utilização da taxa média!

Como no enunciado não há informações sobre a data em que as receitas foram realizadas e as despesas incorridas, utilizamos a taxa média.

Abraço

Igor Cintra

Professor, o enunciado informa que "Em 1/7/2017 uma empresa realizou uma venda a prazo (...)". Depois, acrescenta que "Sabendo  que  a  taxa  de  câmbio  em  1/7/2017  era  R$ 3,20/US$ (...)  e a taxa de câmbio média do mês de julho de 2017 foi R$ 3,10/US$ (...)". E no final pede o valor da Receita de Vendas.

Assim sendo, a data da transação não seria a data em que realizou a venda, ou seja, 1/7/2017 e, consequentemente, a taxa a ser utilizada não seria a dessa data (R$3,20)? Se for isso, qual seria a resposta?

A meu ver, a questão informa as duas taxas, a da data da transação e a média (ou eu estou enganado?). Qual utilizar?

Fico no aguardo

Gustavo Cutrim

Gustavo, mas foi exatamente isso que considerei!

Receita de Vendas = 𝑈𝑆$ 200.000 × 𝑅$ 3,20/𝑈𝑆$ =𝑹$ 𝟔𝟒𝟎.𝟎𝟎𝟎,𝟎𝟎

A regra é utilizar a taxa de câmbio vigente na data da transação. O que o CPC 02 permite é que por razões práticas, uma taxa que se aproxime das taxas de câmbio vigentes nas datas das transações, por exemplo, a taxa média para o período, pode ser normalmente utilizada para converter itens de receita e despesa. Entretanto, se as taxas de câmbio flutuarem significativamente, o uso da taxa de câmbio média para o período é inapropriado.

Abraço!

Igor Cintra

plugins premium WordPress