Contabilidade Avançada - Como tratar valorização/desvalorização de Ativo Não Circulante Como Mantido Para Venda?
Citação de pazspm em fevereiro 24, 2020, 9:58 pmBoa noite. Eu tenho um ANC Mantido Para Venda. O que fazer contabilmente quando ele valorizar/desvalorizar?
Penso que na desvalorização lanço no resultado com perda por impairment.
Já ná valorização, lanço como resultado até o limite de perda por impairment passado.
Estou certo?
Boa noite. Eu tenho um ANC Mantido Para Venda. O que fazer contabilmente quando ele valorizar/desvalorizar?
Penso que na desvalorização lanço no resultado com perda por impairment.
Já ná valorização, lanço como resultado até o limite de perda por impairment passado.
Estou certo?
Citação de Prof. Igor Cintra em março 23, 2020, 1:54 pmPrimeiramente veja o que diz o CPC 31 a respeito da mensuração de ANC Mantido para Venda:
15. A entidade deve mensurar o ativo ou o grupo de ativos não circulantes classificado como mantido para venda pelo menor entre o seu valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda.
Em relação à mensuração subsequente você tem razão, veja:
20. A entidade deve reconhecer, nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a perda por redução ao valor recuperável relativamente a qualquer redução inicial ou posterior do ativo ou do grupo de ativo mantido para venda ao valor justo menos as despesas de venda (...)
21. A entidade deve reconhecer o ganho para qualquer aumento posterior no valor justo menos as despesas de venda de um ativo, limitado à perda por redução ao valor recuperável acumulada que tenha sido reconhecida, seja de acordo com este Pronunciamento, seja anteriormente, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos.
Abraço!
Igor Cintra
Primeiramente veja o que diz o CPC 31 a respeito da mensuração de ANC Mantido para Venda:
15. A entidade deve mensurar o ativo ou o grupo de ativos não circulantes classificado como mantido para venda pelo menor entre o seu valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda.
Em relação à mensuração subsequente você tem razão, veja:
20. A entidade deve reconhecer, nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a perda por redução ao valor recuperável relativamente a qualquer redução inicial ou posterior do ativo ou do grupo de ativo mantido para venda ao valor justo menos as despesas de venda (...)
21. A entidade deve reconhecer o ganho para qualquer aumento posterior no valor justo menos as despesas de venda de um ativo, limitado à perda por redução ao valor recuperável acumulada que tenha sido reconhecida, seja de acordo com este Pronunciamento, seja anteriormente, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos.
Abraço!
Igor Cintra