Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Contabilidade Avançada - Como tratar valorização/desvalorização de Ativo Não Circulante Como Mantido Para Venda?

Boa noite. Eu tenho um ANC Mantido Para Venda. O que fazer contabilmente quando ele valorizar/desvalorizar?

Penso que na desvalorização lanço no resultado com perda por impairment.

Já ná valorização, lanço como resultado até o limite de perda por impairment passado.

Estou certo?

Primeiramente veja o que diz o CPC 31 a respeito da mensuração de ANC Mantido para Venda:

15. A entidade deve mensurar o ativo ou o grupo de ativos não circulantes classificado como mantido para venda pelo menor entre o seu valor contábil e o valor justo menos as despesas de venda.

Em relação à mensuração subsequente você tem razão, veja:

20. A entidade deve reconhecer, nos termos do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, a perda por redução ao valor recuperável relativamente a qualquer redução inicial ou posterior do ativo ou do grupo de ativo mantido para venda ao valor justo menos as despesas de venda (...)

21. A entidade deve reconhecer o ganho para qualquer aumento posterior no valor justo menos as despesas de venda de um ativo, limitado à perda por redução ao valor recuperável acumulada que tenha sido reconhecida, seja de acordo com este Pronunciamento, seja anteriormente, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos. 

Abraço!

Igor Cintra

 

plugins premium WordPress