Please or Cadastrar to create posts and topics.

Contabilidade Avançada - DFC - dúvida sobre provisões

Caro professor,

Você poderia detalhar como devemos proceder com as provisões na DFC?

Vou colocar meu raciocínio, para deixar mais clara a minha dúvida. Gentileza corrigir se eu estiver raciocinando errado ou se os lançamentos não estiverem corretos.

1. O lançamento da provisão envolve D-despesa com provisão e C-provisão (PE). Ou seja, não há envolvimento de caixa e não afetaria a DFC.

2. Caso ocorra efetivamente a perda, o lançamento seria D-Provisão e C-Caixa - envolveria DFC

3. Caso não ocorra a perda, o lançamento seria D-provisão C-reversão provisão  - não há alteração de caixa e não afetaria a DFC.

Assim, nos casos 1 e 2 os valores relativos às provisões não deveriam ser expurgados para se chegar no Lucro ajustado? Na questão 56 a reversão foi expurgada para se chegar ao lucro ajustado.

Já na questão 80, a despesa com provisão não entrou no ajuste, só foi explorada à frente a partir do aumento da conta Provisões no BP. Você poderia esclarecer a razão para o tratamento diverso?

E como devemos abordar questão que apresente o caso 2, em que a perda efetivamente ocorreu?

Grata

Fernanda, ótima pergunta.

Quando há uma despesa que não gera impacto no caixa e tem relação com contas operacionais, como PECLD ou Provisões, eu prefiro ajustar tais despesas pela análise da variação das contas operacionais (no Balanço Patrimonial).

O que você não pode fazer é ajustar na DRE e também no Balanço Patrimonial, senão vai rolar duplicidade.

O fato é que algumas vezes a banca FGV pede o lucro ajustado, e não o fluxo de caixa das atividades operacionais.

Nestes casos você vai ajustar tais despesas, pois o foco da questão é outro!

Em resumo: se pedir o LUCRO AJUSTADO, ajuste-o. Se a questão pedir o FLUXO DE CAIXA DAS AO deixe para ajustar tais despesas pela análise das variações das contas operacionais.

Abraço

plugins premium WordPress