Please or Cadastrar to create posts and topics.

Curso Questões ISS Guarulhos - Aula 03 - Questão 6

Professor,

Um dúvida básica sobre distribuição do valor entre Ativo Circulante e Não Circulante.

Na quastão 06 (pg. 06, da Aula 03 do curso de questões para ISS Guarulhos), o professor dividiu o valor de seguros a vencer em R$ 42.000 para o AC e R$ 84.000 para  ANC.

Pelo meu entendimento os valores deveriam ser diferentes:

- Valor total do seguro R$ 126.000

- Prazo de vifência: 36 meses (3 anos)

- Valor mensal = R$ 3.500 / mês

Considerando que deve ser classificado no Ativo Circulante o ativo que se espera realizar até 12 meses após a data do balanço, e considernado a data do balanço como 31/12, então deveríamos registrar no AC o valor de R$ 63.000, não ?

Meu raciocínio:

- Data da assinatura do contrato de seguro: 1/7/2015

- Parcela a ser registrada no Ativo Circulante: 6 meses de 2015 (Jul a Dez) + 12 meses de 2016

Total = R$ 3.500 x 18 meses = R$ 63.000

 

O saldo restante seria registrado no Ativo Não Circulante, que por definição corresponde aos direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, ou seja, após 31/12/2016. Logo ficariam no ANC o valor de R$ 63.000.

 

Favor indicar qual o erro no meu raciocínio, pois ele não está batendo com os valores apresentados pelo professor.

 

Obrigado !

O erro foi inserir 18 meses no Ativo Circulante. Sempre pense: direitos e obrigações dos próximos 12 meses serão evidenciados no AC e PC, respectivamente.

Em prazo superior: Não Circulante.

Sendo assim, seja qual for a data que o balanço foi evidenciado (geralmente em 31/12/X0), os direitos realizáveis e as obrigações exigíveis até 31/12/X1 serão evidenciados no Ativo Circulante e Passivo Circulante, respectivamente.

Abraço!

plugins premium WordPress