Please or Cadastrar to create posts and topics.

DFC - LL Ajustado e Reversao de Provisoes

Ola Prof, tudo bem?

Estou com uma duvida, quando estou calculamento o FLUXO das Atividades Operacionais, o valor da REVERSAO DE PROVISOES eu considero para calculo do LUCRO LIQUIDO AJUSTADO ou ele entra depois, junto com os valores AC e PC?

Muito obrigada

 

Vera, eu prefiro deixar para o ajuste das contas. Aliás, eu sempre deixo para ajustar alguns itens que tipicamente não geram desembolso na variação das contas operacionais (como despesa com provisão bem como sua reversão, despesa com EPCLD, despesa com seguros). É mais seguro!

No entanto, se a questão pedir expressamente o lucro ajustado (e não o fluxo de caixa das atividades operacionais), julgo que tais despesas deveriam ser consideradas já no primeiro ajuste (bem como a reversão de provisão não utilizada).

Abraço

Bom dia professor!

Na questão 37 da aula 06 pede o lucro ajustado porém a FCC não considerou a despesa com PCLD e com provisão. Fiquei em dúvida sobre qual o raciocínio devemos ter em uma questão como essa. O correto é testar os valores com as alternativas?

 

Abs

Exatamente Delvan!

A FCC não considerou tais itens no cálculo do lucro ajustado, fato com o qual eu não concordo (pois é uma despesa que não gera sacrifício financeiro). No entanto, eu não teria dúvidas se a FCC cobrasse uma questão similar a esta, ou seja, não ajustaria as despesas com provisão e EPCLD.

O item 20 do CPC 03 é claro ao mencionar:

20. De acordo com o método indireto, o fluxo de caixa líquido advindo das atividades operacionais é determinado ajustando o lucro líquido ou prejuízo quanto aos efeitos de:

(a) variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar;

(b) itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões, tributos diferidos, ganhos e perdas cambiais não realizados e resultado de equivalência patrimonial quando aplicável; e

(c) todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento.

Perceba que o item (a) refere-se às variações das contas operacionais, o item (b) exatamente das despesas/receitas que não afetam o caixa e o item (c) das receitas/despesas referentes às outras atividades.

Enfim, leve o entendimento da FCC pra sua prova!

Abraço!

plugins premium WordPress