Please or Cadastrar to create posts and topics.

DFC- QUESTOES COMENTADAS FCC PARA ICMS-GO

Boa tarde, Professor!

Minha dúvida é: quando terei que ajustar o lucro liquido usando a despesa com IR (metodo indireto).

A questao 22 do PDF 06 nao ajustou com o IR. Já a questao 26 do mesmo PDF considerou o IR no ajuste do lucro.

Me ajuda?

Danusa, na realidade ambos os métodos produzem o mesmo resultado, ok?

No entanto, sugiro fortemente que você deixe para ajustar despesas operacionais que possam não ter sido pagas, como despesa com seguro, despesa com EPCLD, despesa com provisão, despesa com IR/CSLL no segundo ajuste, ou seja, na análise das contas operacionais do ativo e passivo. É muito mais seguro, ok?

Além disso, a FCC já pediu em prova recente o lucro ajustado, tendo considerado que este é dado pelo lucro ajustado de depreciação, resultado de equivalência patrimonial e eventual ganho/perda referente às atividades de investimento ou financiamento.

Ou seja, prefira realizar este ajuste na análise das contas operacionais.

Abraço

Professor,

 

Entao posso entender que o ajuste será realizado quando tal despesa nao tiver sido paga?

Sim, é exatamente para isso que o ajuste existe! São despesas que não tem impacto no caixa.

No entanto, leia atentamente minha explicação acima. Para efeitos do cálculo do "LUCRO AJUSTADO" (e não do fluxo de caixa das atividades operacionais) e FCC entende que você apenas deve considerar no ajuste a depreciação (amortização/exaustão), resultado de equivalência patrimonial e ganho/perda relacionados às outras atividades.

Abraço

 

plugins premium WordPress