Please or Cadastrar to create posts and topics.

Dúvida - Geral - Aula 01

Prof., por ora, tenho 4 dúvidas.

1 - (Relacionada à questão 37 - pgs. 40/41) Quando vamos efetuar o registro de um juros pós-fixado referente a um empréstimo feito anteriormente devemos registrar:

D - Despesa com juros (diminui o resultado)
C - Empréstimo a pagar (aumenta o passivo exigível)

No caso acima, considerando que nesse momento só ocorreu esse lançamento, para fazer o balanço patrimonial eu devo fazer a apuração do resultado do exercício até este momento, certo? Com isso, caso neste momento só exista no resultado a conta de despesa acima (zero receita), o valor da despesa será zerado na apuração por um lançamento a crédito em contrapartida haverá um lançamento a débito na conta prejuízo acumulado e com isso o método veneziano será satisfeito, pois o valor de aumento no passivo exigível no momento do registro da despesa com juros descrito acima seria "neutralizado" pela diminuição PL com o saldo da conta Prejuízo Acumulado.

Pergunto isso, pois sem fazer o processo acima teríamos A < Passivo + PL o que é errado, pois teríamos uma inequação contrariando o método das partidas dobradas, certo?

2 - (Relacionado a questão 57 - pg. 54/55) - Sempre que o enunciado não for específico e mencionar um pagamento por depósito devemos pensar em crédito em BCM. É isso?

Na minha cabeça seria melhor usar a palavra pagamento por transferência, pois pagamento por depósito pode ser em dinheiro, daí seria crédito em Caixa, ou por cheque, com crédito em BCM.

3 - Quando formos contabilizar um recebimento por meio de um cheque, o lançamento à débito deve ser em Caixa, Equivalente de Caixa ou BCM? Acho que é equivalente de caixa por não ser dinheiro físico, certo?

4 - Existe lançamento convertendo cheque, por exemplo caso eu debite caixa por ter recebido um cheque, depois, após o depósito dele, eu teria que creditar caixa em debitar BCM ou sempre que falar em recebimento ou pagamento por cheque eu só devo pensar na conta BCM?

Vamos lá!

1. Sua conclusão está correta. Se no exercício só houve, digamos, a apropriação de despesas de R$ 100 este será o valor do prejuízo do exercício, que será levado à conta Prejuízos Acumulados, diminuindo o PL da entidade.

2. Entendi seu ponto. Um depósito realmente pode ter sido realizado com dinheiro vivo, na boca do caixa. Neste sentido sem dúvida a conta Caixa é que deve ser creditada (em função do pagamento).

Apenas tenha cuidado com um depósito feito mediante a emissão de um cheque. Neste caso a conta creditada será a BCM.

3. A conta Caixa engloba dinheiro, bem como cheque em mãos (recebidos e ainda não depositados). Quando depositados os valores passam para a conta BCM.

4. Se um cliente te paga com um cheque o lançamento a débito será na conta Caixa. Quando o cheque é depositado a entidade debita BCM e credita Caixa.

Abraço

Igor

plugins premium WordPress