Dúvida - Geral - Aula 02
Citação de Rafael em fevereiro 24, 2024, 4:32 pmProfessor, não entendi a questão 12 da página 15 da aula 2 de geral, a qual transcrevo abaixo com a resolução.
_________________________________________________________________________________
"12. (Quadrix – Analista – CRO/AC – 2019)
Se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido para períodos futuros, o registro do
aluguel constituirá um fato permutativo.( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Independente do aluguel vencido (ou seja, cujo fato gerador já ocorreu) ter sido ou não pago a entidade
vai apropriar a despesa correspondente no resultado.Com isso, se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido (postergado) para períodos
futuros o registro será o seguinte:D – Aluguéis Passivos ( ↓ Resultado)
C – Aluguéis a Pagar ( ↑ Passivo Exigível)Trata-se, portanto, de Fato Modificativo Diminutivo.
Com isso, incorreta a assertiva.
GABARITO: E"
A questão menciona somente o pagamento de um aluguel vencido que foi diferido para uma data futuro, logo, como se trata de um aluguel vencido e não pago, já não houve o fato gerador de tal despesa? Tal como ocorre com as despesas antecipadas?
O fato gerador/apropriação já não teria ocorrido no final do mês?
Ou seja, no final do mês já não foi efetuado o lançamento abaixo:
D - Aluguel Passivo
C - Aluguel a pagarDaí, quando ocorrer o pagamento que foi diferido para uma data futuro não ocorreria somente a baixa de uma obrigação tendo como contrapartida a baixa de um ativo (Fato permutativo)?
D - Aluguel a pagar
C - Caixa/BancoNa minha cabeça eu estou tratando apropriação como ocorrência do fato gerador, com isso contabilizo o resultado em contrapartida com uma conta do patrimônio, ou seja, na minha cabeça eu tenho fato modificativo na apropriação, fato permutativo na baixa sem juros e fato misto na baixa com juros. Estou errado?
Professor, não entendi a questão 12 da página 15 da aula 2 de geral, a qual transcrevo abaixo com a resolução.
_________________________________________________________________________________
"12. (Quadrix – Analista – CRO/AC – 2019)
Se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido para períodos futuros, o registro do
aluguel constituirá um fato permutativo.
( ) CERTO ( ) ERRADO
RESOLUÇÃO:
Independente do aluguel vencido (ou seja, cujo fato gerador já ocorreu) ter sido ou não pago a entidade
vai apropriar a despesa correspondente no resultado.
Com isso, se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido (postergado) para períodos
futuros o registro será o seguinte:
D – Aluguéis Passivos ( ↓ Resultado)
C – Aluguéis a Pagar ( ↑ Passivo Exigível)
Trata-se, portanto, de Fato Modificativo Diminutivo.
Com isso, incorreta a assertiva.
GABARITO: E"
A questão menciona somente o pagamento de um aluguel vencido que foi diferido para uma data futuro, logo, como se trata de um aluguel vencido e não pago, já não houve o fato gerador de tal despesa? Tal como ocorre com as despesas antecipadas?
O fato gerador/apropriação já não teria ocorrido no final do mês?
Ou seja, no final do mês já não foi efetuado o lançamento abaixo:
D - Aluguel Passivo
C - Aluguel a pagar
Daí, quando ocorrer o pagamento que foi diferido para uma data futuro não ocorreria somente a baixa de uma obrigação tendo como contrapartida a baixa de um ativo (Fato permutativo)?
D - Aluguel a pagar
C - Caixa/Banco
Na minha cabeça eu estou tratando apropriação como ocorrência do fato gerador, com isso contabilizo o resultado em contrapartida com uma conta do patrimônio, ou seja, na minha cabeça eu tenho fato modificativo na apropriação, fato permutativo na baixa sem juros e fato misto na baixa com juros. Estou errado?
Citação de Prof. Igor Cintra em fevereiro 29, 2024, 9:59 pmRafael, entendi seu ponto.
A expressão "vencido" está sendo colocada para se referir ao aluguel cujo fato gerador já ocorreu.
Não está falando do boleto vencido, por exemplo.
Abraço!
Rafael, entendi seu ponto.
A expressão "vencido" está sendo colocada para se referir ao aluguel cujo fato gerador já ocorreu.
Não está falando do boleto vencido, por exemplo.
Abraço!
Citação de Rafael em fevereiro 29, 2024, 11:01 pmProfessor,
Não entendi a sua explicação.
A resolução da questão está correta? O meu raciocínio está errado?
Nao entendi a resolução, pois na hora visualizei outra resolução.
Professor,
Não entendi a sua explicação.
A resolução da questão está correta? O meu raciocínio está errado?
Nao entendi a resolução, pois na hora visualizei outra resolução.
Citação de Prof. Igor Cintra em março 15, 2024, 1:54 pmRafael, o seu raciocínio sobre o tema está coreto.
O problema da questão é de interpretação, meramente. Você compreendeu o tema.
A banca utilizou o termo "vencido" como "aquele cujo fato gerador ocorreu". Vou alterar o enunciado utilizando outra palavra. Veja:
"Se determinada despesa de aluguel incorrida tiver seu pagamento diferido para períodos futuros, o registro do aluguel constituirá um fato permutativo."
Note que a assertiva está errada, pois o fato é modificativo, veja:
D - Despesa de Aluguel
C - Aluguel a Pagar
Rafael, o seu raciocínio sobre o tema está coreto.
O problema da questão é de interpretação, meramente. Você compreendeu o tema.
A banca utilizou o termo "vencido" como "aquele cujo fato gerador ocorreu". Vou alterar o enunciado utilizando outra palavra. Veja:
"Se determinada despesa de aluguel incorrida tiver seu pagamento diferido para períodos futuros, o registro do aluguel constituirá um fato permutativo."
Note que a assertiva está errada, pois o fato é modificativo, veja:
D - Despesa de Aluguel
C - Aluguel a Pagar