Please or Cadastrar to create posts and topics.

Dúvida - Geral - Aula 02

Professor, não entendi a questão 12 da página 15 da aula 2 de geral, a qual transcrevo abaixo com a resolução.

_________________________________________________________________________________

"12. (Quadrix – Analista – CRO/AC – 2019)

Se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido para períodos futuros, o registro do
aluguel constituirá um fato permutativo.

( ) CERTO ( ) ERRADO

RESOLUÇÃO:

Independente do aluguel vencido (ou seja, cujo fato gerador já ocorreu) ter sido ou não pago a entidade
vai apropriar a despesa correspondente no resultado.

Com isso, se determinado aluguel vencido tiver seu pagamento diferido (postergado) para períodos
futuros o registro será o seguinte:

D – Aluguéis Passivos ( ↓ Resultado)
C – Aluguéis a Pagar ( ↑ Passivo Exigível)

Trata-se, portanto, de Fato Modificativo Diminutivo.

Com isso, incorreta a assertiva.

GABARITO: E"

____________________________________________________________________________

Professor, para mim o gabarito é  Certo em vez de Errado.

A questão menciona somente o pagamento de um aluguel vencido que foi diferido para uma data futuro, logo, como se trata de um aluguel vencido e não pago, já não houve o fato gerador de tal despesa? Tal como ocorre com as despesas antecipadas?

O fato gerador/apropriação já não teria ocorrido no final do mês?

Ou seja, no final do mês já não foi efetuado o lançamento abaixo:

D - Aluguel Passivo
C - Aluguel a pagar

Daí, quando ocorrer o pagamento que foi diferido para uma data futuro não ocorreria somente a baixa de uma obrigação tendo como contrapartida a baixa de um ativo (Fato permutativo)?

D - Aluguel a pagar
C - Caixa/Banco

Na minha cabeça eu estou tratando apropriação como ocorrência do fato gerador, com isso contabilizo o resultado em contrapartida com uma conta do patrimônio, ou seja, na minha cabeça eu tenho fato modificativo na apropriação, fato permutativo na baixa sem juros e fato misto na baixa com juros. Estou errado?

 

Rafael, entendi seu ponto.

A expressão "vencido" está sendo colocada para se referir ao aluguel cujo fato gerador já ocorreu.

Não está falando do boleto vencido, por exemplo.

Abraço!

 

Professor,

Não entendi a sua explicação.

A resolução da questão está correta? O meu raciocínio está errado?

Nao entendi a resolução, pois na hora visualizei outra resolução.

Rafael, o seu raciocínio sobre o tema está coreto.

O problema da questão é de interpretação, meramente. Você compreendeu o tema.

A banca utilizou o termo "vencido" como "aquele cujo fato gerador ocorreu". Vou alterar o enunciado utilizando outra palavra. Veja:

"Se determinada despesa de aluguel incorrida tiver seu pagamento diferido para períodos futuros, o registro do aluguel constituirá um fato permutativo."

Note que a assertiva está errada, pois o fato é modificativo, veja:

D - Despesa de Aluguel
C - Aluguel a Pagar

Rafael has reacted to this post.
Rafael
plugins premium WordPress