Dúvida - Geral - Aula 03
Citação de Rafael em novembro 19, 2024, 5:40 amProfessor, no exercício 139 na pág. 136/137 da aula 03 há uma relação de contas de natureza devedora e credora e o enunciado diz para considerarmos a ocorrência de uma fato permutativo envolvendo apenas contas do ativo e pede para assinalarmos a resposta correta.
Na resolução, o senhor não considerou a ocorrência desse novo fato permutativo nas contas do ativo e pegou a relação de contas dada inicialmente, separou as devedoras das credoras e fez a soma para encontrar o saldo das contas e concluiu que o gabarito da questão era a alternativa d).
Ok.
Quando eu fui resolver tal questão, eu não fiz a separação das contas e somei os saldos, pois, quando li que enunciado dizia para considerarmos a ocorrência de um fato permutativo envolvendo as contas do ativo, eu pensei:
Então, uma conta do ativo será debitada em 250 e uma conta do ativo também será creditada em 250, com isso pensei que com esse novo fato, quando eu separasse as contas e somasse os saldos, eu teria que o saldo final devedor e o saldo final credor seriam ambos acrescidos de 250, logo ambos aumentariam.
Daí, marquei como gabarito a alternativa b).
Por que a alternativa b) está errada?
Professor, no exercício 139 na pág. 136/137 da aula 03 há uma relação de contas de natureza devedora e credora e o enunciado diz para considerarmos a ocorrência de uma fato permutativo envolvendo apenas contas do ativo e pede para assinalarmos a resposta correta.
Na resolução, o senhor não considerou a ocorrência desse novo fato permutativo nas contas do ativo e pegou a relação de contas dada inicialmente, separou as devedoras das credoras e fez a soma para encontrar o saldo das contas e concluiu que o gabarito da questão era a alternativa d).
Ok.
Quando eu fui resolver tal questão, eu não fiz a separação das contas e somei os saldos, pois, quando li que enunciado dizia para considerarmos a ocorrência de um fato permutativo envolvendo as contas do ativo, eu pensei:
Então, uma conta do ativo será debitada em 250 e uma conta do ativo também será creditada em 250, com isso pensei que com esse novo fato, quando eu separasse as contas e somasse os saldos, eu teria que o saldo final devedor e o saldo final credor seriam ambos acrescidos de 250, logo ambos aumentariam.
Daí, marquei como gabarito a alternativa b).
Por que a alternativa b) está errada?
Citação de Prof. Igor Cintra em fevereiro 12, 2025, 3:20 pmUm fato permutativo do ativo não afeta saldo de contas credoras.
Exemplo: Aquisição de mercadorias à vista
O lançamento será:
D - Estoques (Ativo)
C - Caixa (Ativo)A partir disso analise as alternativas.
a) Incorrea. Não houve alteração no saldo DAS CONTAS (no plural) devedoras. O que houve foi a diminuição de UMA conta do ativo (com correspondente aumento de OUTRA conta do ativo).
b) Incorreta. Tal fato não tem nenhum impacto em contas credoras.
c) Incorreta. Fato permutativo não afeta o valor do patrimônio líquido.
d) Correta. Conforme verificamos na análise da questão o saldo das contas devedoras totalizou R$ 1.770,00.
e) Incorreta. Fato permutativo não afeta o valor do patrimônio líquido.
Um fato permutativo do ativo não afeta saldo de contas credoras.
Exemplo: Aquisição de mercadorias à vista
O lançamento será:
D - Estoques (Ativo)
C - Caixa (Ativo)
A partir disso analise as alternativas.
a) Incorrea. Não houve alteração no saldo DAS CONTAS (no plural) devedoras. O que houve foi a diminuição de UMA conta do ativo (com correspondente aumento de OUTRA conta do ativo).
b) Incorreta. Tal fato não tem nenhum impacto em contas credoras.
c) Incorreta. Fato permutativo não afeta o valor do patrimônio líquido.
d) Correta. Conforme verificamos na análise da questão o saldo das contas devedoras totalizou R$ 1.770,00.
e) Incorreta. Fato permutativo não afeta o valor do patrimônio líquido.