Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Empréstimos e Financiamentos

Professor,

tenho muita dúvida nesse assunto e queria um esclarecimento. Pelo que estudei, um empréstimo, regra geral, é contabilizado da seguinte forma:

Ex 01: empresa faz um empréstimo de 10 mil para pagar 12 mil:

D- Disponibilidades- 10 mil

D- Encargos a trancorrer (retif. passivo)- 2 mil

C- Empréstimo a pagar- 12 mil.

Aprendi assim, porém em algumas questões em que a banca fornece o custo e transação e não os juros, me parece que há outra forma de contabilizar. Por exemplo, na questão abaixo:

Determinada empresa obteve, em 30/09/2013, um empréstimo para financiar sua expansão. O valor do empréstimo obtido foi de R$ 1.000.000,00, para pagamento integral (principal e juros) em 30/09/2015 e taxa de juros de 2% a.m. (juros simples). Os custos incorridos e pagos para a obtenção deste empréstimo foram de R$ 10.000,00. De acordo com estas informações e sabendo que o empréstimo é mensurado pelo custo amortizado, o reconhecimento deste empréstimo no Balanço Patrimonial da empresa, em 30/09/2013, provocou um aumento de

                                                       Nesse caso, a contabilização seria similar a uma debênture,  da seguinte:

Emp. a pagar- 1.000.000

Custo de transação (retif. passivo)- 10.000

Disponibilidades- 990.000

Eu até sei acertar as questões, mas não entendo pq que no caso da questão, p exemplo, não se contabilizou os juros como da forma anterior. É como se houvesse duas formas de contabilizar empréstimo. Qdo a questão fornece o CT apenas, eu faço conforme a questão que postei, qdo fornece os juros, faço como no primeiro caso, mas no fundo, não sei pq é assim. Por quel motivo não houve contabilização dos juros na questão que postei? Pq há esssa diferença na forma de contabiliziar? Nunca entendi isso.

Germano, na verdade não há diferença.

Na realidade é como se no seu segundo lançamento a conta "empréstimo a pagar", de R$ 1 milhão, estivesse contabilizada pelo valor líquido. O lançamento completo, utilizando uma taxa de juros simples de 2% e prazo de pagamento de 24 meses seria o seguinte.

D - Caixa R$ 990.000 (Ativo)
D - Juros a Transcorrer R$ 480.000 (Retif. do Passivo Exigível)
D - Custo de Transação a Amortizar R$ 10.000 (Retif. do Passivo Exigível)
C - Empréstimos a Pagar R$ 1.480.000 (Passivo Exigível)

Ou seja, no lançamento acima já incluímos no valor do Empréstimo a Pagar os juros incidentes (afinal este valor é pré fixado). Mas no fim das contas o valor líquido da dívida, desconsiderando o custo de transação, continua sendo R$ 1 milhão na data de sua constituição, sacou?

Abraço!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress