Escrituração e Lançamento
Citação de Conc na Luta em novembro 19, 2018, 5:52 pmProfessor, boa tarde!
Quando uma questão se referir à Escrituração, posso entender esse termo como o sinônimo do Lançamento? Ou vice-versa?
Sobre os lançamentos contábeis, é correto dizer que
a) envolvem, pelo menos, uma conta debitada; valor do débito; conta creditada; valor do crédito; histórico da operação. São feitos no livro Razão. b) se trata de um procedimento que assegura a qualidade da informação contábil. São registrados em ordem cronológica no livro Razão. c) se trata de um procedimento contábil em desuso, pois foi substituído pelos bancos de dados das operações. d) envolvem, pelo menos, uma conta debitada; uma conta creditada; local e data da operação; histórico da operação; valor da operação e informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil. e) foram popularizados com o Frei Luca Pacioli, e só se tornaram efetivamente usados com o advento do computador eletrônico e dos programas gerenciadores de bancos de dados.
6. A escrituração em forma contábil deve conter, no mínimo:a) data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu;b) conta devedora;c) conta credora;d) histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio;e) valor do registro contábil;f) informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.
Professor, boa tarde!
Quando uma questão se referir à Escrituração, posso entender esse termo como o sinônimo do Lançamento? Ou vice-versa?
-
a) envolvem, pelo menos, uma conta debitada; valor do débito; conta creditada; valor do crédito; histórico da operação. São feitos no livro Razão.
-
b) se trata de um procedimento que assegura a qualidade da informação contábil. São registrados em ordem cronológica no livro Razão.
-
c) se trata de um procedimento contábil em desuso, pois foi substituído pelos bancos de dados das operações.
-
d) envolvem, pelo menos, uma conta debitada; uma conta creditada; local e data da operação; histórico da operação; valor da operação e informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.
-
e) foram popularizados com o Frei Luca Pacioli, e só se tornaram efetivamente usados com o advento do computador eletrônico e dos programas gerenciadores de bancos de dados.
Citação de Conc na Luta em novembro 27, 2018, 7:48 amProfessor, bom dia.
O Lançamento, que é sinônimo da escrituração, é feito no livro diário e razão?
Então, podemos confirmar que a escrituração é feita no livro razão?
Eu achei confuso esse assunto, pois achei algumas questões que me parecem sere conflitantes.
b) O lançamento contábil é o registro do fato contábil nos livros diário e razão, devendo conter, para a correta aplicação, os chamados elementos essenciais. --> (Aternativa considerada correta pela banca VUNESP)
Sobre os lançamentos contábeis, é correto dizer que:
b) se trata de um procedimento que assegura a qualidade da informação contábil. São registrados em ordem cronológica no livro Razão. --> ( Essa alternativa foi considerada errada pela banca VUNESP)
Poderia me explicar melhor?
Obrigada.
Professor, bom dia.
O Lançamento, que é sinônimo da escrituração, é feito no livro diário e razão?
Então, podemos confirmar que a escrituração é feita no livro razão?
Eu achei confuso esse assunto, pois achei algumas questões que me parecem sere conflitantes.
b) O lançamento contábil é o registro do fato contábil nos livros diário e razão, devendo conter, para a correta aplicação, os chamados elementos essenciais. --> (Aternativa considerada correta pela banca VUNESP)
Sobre os lançamentos contábeis, é correto dizer que:
b) se trata de um procedimento que assegura a qualidade da informação contábil. São registrados em ordem cronológica no livro Razão. --> ( Essa alternativa foi considerada errada pela banca VUNESP)
Poderia me explicar melhor?
Obrigada.
Citação de Prof. Igor Cintra em novembro 28, 2018, 11:31 pmEu julgo que a alternativa B está errata pois refere-se ao livro diário, e não razão.
Segundo o Código Civil no Livro Diário, que é obrigatório, serão lançadas, com individualização, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.
Diz, ainda, deve ser realizada em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.
Abraço!
Eu julgo que a alternativa B está errata pois refere-se ao livro diário, e não razão.
Segundo o Código Civil no Livro Diário, que é obrigatório, serão lançadas, com individualização, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.
Diz, ainda, deve ser realizada em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.
Abraço!