Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Escrituração e Lançamento

Professor, boa tarde!

Quando uma questão se referir à Escrituração, posso entender esse termo como o sinônimo do Lançamento? Ou vice-versa?

Sobre os lançamentos contábeis, é correto dizer que
  • a) envolvem, pelo menos, uma conta debitada; valor do débito; conta creditada; valor do crédito; histórico da operação. São feitos no livro Razão.
  • b) se trata de um procedimento que assegura a qualidade da informação contábil. São registrados em ordem cronológica no livro Razão.
  • c) se trata de um procedimento contábil em desuso, pois foi substituído pelos bancos de dados das operações.
  • d) envolvem, pelo menos, uma conta debitada; uma conta creditada; local e data da operação; histórico da operação; valor da operação e informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.
  • e) foram popularizados com o Frei Luca Pacioli, e só se tornaram efetivamente usados com o advento do computador eletrônico e dos programas gerenciadores de bancos de dados.

 

 

 

 

6. A escrituração em forma contábil deve conter, no mínimo:
a) data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu;
b) conta devedora;
c) conta credora;
d) histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio;
e) valor do registro contábil;
f) informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

Sim, claro!

Abraço!

Professor, bom dia.

O Lançamento, que é sinônimo da escrituração, é feito no livro diário e razão?

Então, podemos confirmar que a escrituração é feita no livro razão?

Eu achei confuso esse assunto, pois achei algumas questões que me parecem sere conflitantes.

b) O lançamento contábil é o registro do fato contábil nos livros diário e razão, devendo conter, para a correta aplicação, os chamados elementos essenciais. --> (Aternativa considerada correta pela banca VUNESP)

 

Sobre os lançamentos contábeis, é correto dizer que:

b) se trata de um procedimento que assegura a qualidade da informação contábil. São registrados em ordem cronológica no livro Razão. --> ( Essa alternativa foi considerada errada pela banca VUNESP)

 

Poderia me explicar melhor?

 

Obrigada.

Eu julgo que a alternativa B está errata pois refere-se ao livro diário, e não razão.

Segundo o Código Civil no Livro Diário, que é obrigatório, serão lançadas, com individualização, clareza e caracterização do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reprodução, todas as operações relativas ao exercício da empresa.

Diz, ainda, deve ser realizada em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.

Abraço!

plugins premium WordPress