Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Gasto pré-operacional é intangível?

Professor, eu estava resolvendo questões comentadas do CPC04- Intangível e me deparei com comentários de professores e questões afirmando tanto que gastos pré-operacionais são despesa como questão afirmando que gastos pré-operacionais devem ser classificados no intangível. Fiquei na dúvida. Pra mim que é despesa. Vou colar aqui a questão que afirma ser intangível e queria saber, afinal de contas, é despesa ou intangível?

Assinale a alternativa que corresponde aos Ativos Intangíveis.

 

O gabrito é letra C.

Professor, a título de curiosidade, achei essa questão da FCC que afirma que gastos pré-operacionais não são intangível.

Devem ser classificados no Ativo Intangível, de acordo com a legislação vigente:

Citação de Germano em outubro 1, 2017, 1:47 am

Professor, eu estava resolvendo questões comentadas do CPC04- Intangível e me deparei com comentários de professores e questões afirmando tanto que gastos pré-operacionais são despesa como questão afirmando que gastos pré-operacionais devem ser classificados no intangível. Fiquei na dúvida. Pra mim que é despesa. Vou colar aqui a questão que afirma ser intangível e queria saber, afinal de contas, é despesa ou intangível?

Assinale a alternativa que corresponde aos Ativos Intangíveis.

 

O gabrito é letra C.

Germano, muitas vezes temos que assinalar a alternativa "menos incorreta".

Se uma questão me perguntar onde são apropriados os gastos pré-operacionais eu não teria dúvida em responder que se trata de despesa. Esta é a regra geral. No entanto, existem alguns gastos pré-operacionais que podem ser ativados, principalmente quando relacionados à imobilizados e intangíveis.

Exemplo de um gasto pré-operacional que é ativado como imobilizado são gastos com preparação do local, instalação, montagem etc. Veja que o equipamento (imobilizado) ainda não está em operação. Assim, trata-se de gastos pré-operacionais que são ativados.

No intangível os gastos com desenvolvimento de nova patente, por exemplo, podem ser ativados, desde que atendidos alguns requisitos. Trata-se, também, de gastos pré-operacionais.

Enfim, temos que tentar adivinhar o que o examinador está querendo avaliar com a questão...

Abraço!

Prof. Igor Cintra

Boa tarde

Nao poderia ser a alternativa A pelo fato da Licença e patente do softwares estar contido no hardware?

Obrigada.

Em regra softwares são intangíveis, exceto quando o respetivo hardware não funcione sem determinado software.

Exemplo: uma máquina que fabrica diversos produtos não funciona sem um software que a controle. Neste caso, o software acompanhará o custo de aquisição da máquina. Ou seja, estará dentro do Imobilizado. O mesmo é válido para o sistema operacional de um computador.

Abraço!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress