Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

ICMS-RS; AULA 04; QUESTÃO 138

Professor,

Em questões como essa, eu sempre busco calcular o PL através da diferença entre os ativos e os passivos exigíveis. Lembro que já fiz algumas questões que tinha que se calcular dessa forma, como se não tivessem sido divulgadas todas as contas do PL no balancete (nessa questão ele ainda afirma que falta registrar o resultado).

Fazendo pela diferença mencionada, cheguei a 12.110, o que levaria a correção da assertiva. O que fiz de errado? Como sei quando devo calcular através das contas de PL líquido fornecidas?

É semelhante à questão 125, no caso, cheguei a conclusão de que a entidade estava com Passivo a Descoberto.

O senhor poderia aproveitar e me explicar também a respeito de o que seria "Empréstimos a vencer" e "Financiamentos a vencer", eu estou fazendo confusão, entendendo como uma despesa antecipada.

Obrigado.

Silva, se não houve nenhum conta do PL você pode calcular pela diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível.

A questão 125, por exemplo, eu analisei apenas as contas do PL apresentadas. Mas neste caso calcular o valor do PL pela diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível seria coerente para justificar a incorreção da afirmativa. Neste caso você chegará a conclusão que a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados" tem saldo devedor, o que indica que a entidade não teve seguidos lucros auferidos, como afirmado na questão.

A conta "Empréstimos a Vencer" é sinônimo de "Empréstimos a Pagar". A mesma observação é válida para "Financiamentos a Vencer"...

Abraço

 

Professor,

Mas nessa questão (138), a conclusão é diferente. Em várias outras questões, as duas formas de calcular chegam ao mesmo valor.

Continuei sem entender o motivo da diferenciação nessa questão. Ou fiz algo errado nas contas?

Obrigado.

Silva, isso acontece pois em algumas questões as contas do enunciado podem não resultar num "balanço fechado", ou seja, Ativo = Passivo Exigível + PL.

Ou seja, não necessariamente as bancas informam todas as contas numa questão (embora a regra seja uma questão apresentar um balanço fechado).

Abraço

plugins premium WordPress