Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Página 103 da aula 18 - AFRFB

Professor, bom dia.

Eu fiquei curiosa para saber como é tratamento contábil das duas contas abaixo:

  •    A construção de ativos para uso próprio da entidade e
  •    Os juros pagos ou creditados que tenham sido incorporados aos valores dos ativos de longo prazo

Já que nessa página, está informado que essas contas não transitam no resultado, mas são evidenciados na DVA como Outras Receitas... Eu não consegui entender bem essa parte.

 

Muito obrigada.

Tais gastos não transitam pelo resultado pois são tratados como custo do imobilizado (conta Imobilização em Andamento, por exemplo). Os juros que são ativados em ativos qualificáveis são estudados no Pronunciamento Técnico CPC 20. Por ora apenas entenda que existem alguns ativos que admitem a ativação de juros como parte de seu custo de aquisição, ok?

Sabe-se que a DVA tem como referência a DRE.  Ou seja, a riqueza é criada apenas quando ocorre uma venda (ao contrário do modelo econômico de cálculo do PIB). Uma vez que tais itens não são evidenciados na DRE a entidade deve considerá-los como se fosse uma produção vendida para si mesmo. Veja na página 137 mais detalhes a respeito de Ativos Construídos pela Empresa para Uso Próprio.

Se a dúvida persistir me avise!

Prof. Igor Cintra

 

plugins premium WordPress