Navegação no fórum
Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e Avançadaprovisoes
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

provisoes

professor analisando as questoes do cespe deduzi o seguinte quando a questao fala em mais de um processo eu utilizo o valor esperado das multiplas probabilidades como na questao da emap 2018 caso a questão se refira a apenas um processo utiliza-se quele metodo de analisar os valores maiores que 50% e somar , o senhor concorda comigo?

prof. escrevo aqui porque tb é sobre provisões.

A questão abaixo é Xerox da 6404 né, mas por que fazer uma provisão para "perdas prováveis" quando perdas permanentes já foram comprovadas?

Com relação ao balanço patrimonial e à demonstração do resultado do exercício, julgue o item subsequente.
A empresa deverá constituir provisão para perdas prováveis, como conta redutora do ativo correspondente, quando forem comprovadas perdas permanentes nos investimentos em participações societárias.
Citação de hugo em outubro 9, 2019, 7:11 am

professor analisando as questoes do cespe deduzi o seguinte quando a questao fala em mais de um processo eu utilizo o valor esperado das multiplas probabilidades como na questao da emap 2018 caso a questão se refira a apenas um processo utiliza-se quele metodo de analisar os valores maiores que 50% e somar , o senhor concorda comigo?

Sim, concordo.

Citação de vitour em outubro 9, 2019, 8:45 pm

prof. escrevo aqui porque tb é sobre provisões.

A questão abaixo é Xerox da 6404 né, mas por que fazer uma provisão para "perdas prováveis" quando perdas permanentes já foram comprovadas?

Com relação ao balanço patrimonial e à demonstração do resultado do exercício, julgue o item subsequente.
A empresa deverá constituir provisão para perdas prováveis, como conta redutora do ativo correspondente, quando forem comprovadas perdas permanentes nos investimentos em participações societárias.

Vitour, é mais questão de nomenclatura mesmo. Como você bem disse esta questão foi retirada da Lei n 6.404/76, que diz que os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas.

De qualquer forma, mesmo sendo considerada permanente a perda só vai se efetivar quando, por exemplo, a entidade vender o item. Sendo assim, não deixa de ser "uma perda provável". Provável no sentido da chance ser maior de ocorrer do que não ocorrer.

O termo provisão também está em desuso neste caso, pois por definição provisão é um passivo (obrigação) de prazo ou valor incertos.

Abraço

plugins premium WordPress