Navegação no fórum
Você precisa se registrar para criar posts e tópicos.

Questão 52 - Aula 05 - Questões Comentadas do CESPE – ICMS/RS 2018

Boa tarde professor!

 

Na seguinte questão:

52. (CESPE – Analista – TRT – 2016) A partir dessas informações, extraídas da demonstração do fluxo de caixa de determinada companhia referente ao exercício de 2015, assinale a opção correta, de acordo com o método indireto.

 

Por que o "pagamento do imposto de renda e contribuição social - R$40.000,00" não entra no cálculo de nenhum dos fluxos?

 

Obrigado!

Bom dia, 

 

Eu sou apenas um aluno, mas vou tentar dizer o que eu acho.

 

O pagamento do imposto de renda e da contribuição social (IRCS), realmente, fazem parte do fluxo operacional. 

 

Porém, quando a questão informa o valor do prejuízo líquido do exercício, isso significa que o valor da Despesa do IRCS já foi subtraído. Por isso, você não precisa fazer nada. De forma indireta, o pagamento do IRCS já foi levado em consideração.

 

Por outro lado, se a questão te dissesse que houve despesa com IRCS, mas não teve pagamento do IRCS, você teria que compensar, somando o valor.

 

Guilherme

Guilherme,

Muito obrigado pelo esclarecimento! Entendi o raciocínio!

Bons estudos,

Matheus

Exatamente isso! Todas despesas que estão na DRE, em regra, foram pagas. Só levaremos em consideração que não foram se houver menção no enunciado (exemplo: as despesas financeiras não foram pagas...).

Evidente que nesta análise estou considerando apenas aquelas despesas que tradicionalmente geram desembolso (como despesa com vendas, administrativas etc).

Abraço

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress