Please or Cadastrar to create posts and topics.

Questão 75 módulo 2 - Cont Geral TCE SP

Bom dia Prof,

Fiquei com dúvida nesta questão:

 

75. (VUNESP – Controlador Interno – Câmara de Registro/SP – 2016) A entrada de uma receita na empresa RB resulta, necessariamente,

a) no aumento do patrimônio líquido.

b) na diminuição do passivo.

c) no aumento do passivo.

d) no aumento do ativo.

e) na diminuição das obrigações.

 

O gabarito foi a alternativa A, mas eu não consegui identificar por que não poderia ser a alternativa D.

Toda entrada de receita não deve obrigatoriamente aumentar o ativo?

E no caso de uma venda em que recebo antecipadamente, vai aumentar o ativo (caixa), mas vai aumentar o meu passivo (obrigações com terceiros), nesse caso, não haveria alteração no PL e teria um aumento no ativo.

Se você puder esclarecer essa dúvida.

Grato desde já.

Lucas, nem toda receita relaciona-se, necessariamente, com o aumento de um ativo.

Um exemplo de receita que não impacta em aumento no ativo é o perdão de uma dívida. Haverá reconhecimento de uma receita em contrapartida da diminuição de uma obrigação (passivo).

O pagamento de uma duplicata com desconto também não aumenta o ativo e envolve apropriação de receita. Suponha, por exemplo, que a entidade pague uma duplicata de R$ 100 mil antecipadamente com desconto de 7%.

D - Duplicatas a Pagar R$ 100.000 (Passivo Exigível)
C - Caixa R$ 93.000 (Ativo)
C - Descontos Ativos R$ 7.000 (Receita Financeira)

Aliás, a Estrutura Conceitual Básica (CPC 00) menciona que "receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais."

Abraço!

Prof. Igor Cintra

plugins premium WordPress